AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA / EXAMES PSICOTÉCNICOS

A avaliação psicológica no contexto organizacional é geralmente solicitada por empresas privadas ou consultorias de RH em processos seletivos (admissionais e de potencial), treinamentos, exames periódicos, diagnóstico organizacional, pesquisa de clima organizacional, entre outras; seu principal objetivo é investigar a relação do perfil dos candidatos com a vaga a qual estão concorrendo, visto que cada organização possui uma cultura particular.

Conforme o Caderno de Avaliação Psicológica (2016, p. 58):

“A Avaliação Psicológica nesse contexto pode ser considerada como uma ferramenta valiosa para amparar tomadas de decisões, pois quando utilizada de forma apropriada, respaldada por instrumentos e métodos de avaliação válidos e fidedignos, proporcionará benefícios para os indivíduos, para as organizações e para a sociedade”.

Nossa avaliação psicológica organizacional é personalizada conforme a necessidade da instituição e o perfil da vaga, podendo fazer uso de entrevistas e testes psicológicos, com aplicação individual ou coletiva. Além disso, alguns dos instrumentos já possuem correção informatizada com o propósito de agilizar no resultado e na entrega do relatório psicológico.

Avaliamos candidatos em processos seletivos à funções operacionais, administrativas e executivas.

Conheça nossos principais testes utilizados na avaliação psicológica organizacional:

  • O Palográfico na Avaliação da Personalidade (2004);
  • Questionário Tipológico de Personalidade – QUATI (2003);
  • Teste de Atenção Concentrada – AC (2003) e TEACO (2016);
  • Teste de Atenção Dividida e Teste de Atenção Alternada – TEADI e TEALT (2009);
  • Escala Fatorial de Ajustamento Emocional/Neuroticismo – EFN (2001);
  • Escala de Impulsividade – Forma A/B – (EsAvI-A e EsAvI-B) (2013);
  • Inventário Fatorial de Personalidade – IFP II (2012);
  • Inventário de Habilidades Sociais – IHS (2009);
  • Teste Não-verbal de Inteligência – R-1 (2002);
  • Testes Não-verbal de Inteligência – G-36 (2002);
  • Teste de Memória de Reconhecimento – TEM-R (2010);
  • Escalas Beck: Inventário de Depressão Beck (BDI), Inventário de Ansiedade Beck (BAI), Escala de Desesperança Beck (BHS), Escala de Ideação Suicida Beck (BSI) (2001).

Entre outros.

Envie sua necessidade para: psicologa.tamiresalencar@gmail.com ou entre em contato conosco na página de contatos.

_______________________________________________________________________________

AVALIAÇÃO PSICOSSOCIAL /EXAMES OCUPACIONAIS

A avaliação psicossocial tem por objetivo avaliar o perfil psicológico do profissional em função do ambiente de trabalho, clima e cultura organizacional, funções laborais e demais fatores que podem ocasionar adoecimento no contexto de trabalho (depressão, síndrome de burnout, traumas psicológicos, alto nível de estresse, entre outros) ou mesmo, prejudicar suas respostas cognitivas, emocionais e comportamentais, a partir de tais condições. A mesma propõe qualidade de vida no trabalho e segurança para o contratante e trabalhador, já que é um recurso na prevenção de riscos e saúde ocupacional.

“A avaliação psicossocial tem por objetivo analisar aspectos clínicos e laborais que compõe o perfil do indivíduo e busca obter informações a respeito do trabalhador nos diversos contextos em que está inserido, identificar os riscos e avaliá-los” (fonte: http://avaliacaopsicossocial.com/), o processo inclui: Entrevistas, aplicação de testes psicológicos, elaboração de parecer e devolutiva de resultados. Ao ser apto na avaliação, fica subentendido que o candidato esteja preparado emocionalmente para trabalhar com tais ferramentas e que em situações de riscos, poderá dispor de recursos psicológicos para superar a situação; ao contrário, o profissional necessita de maior preparação emocional como prevenção de acidentes laborais.

Esse tipo de avaliação é solicitado por empresas de pequeno e grande porte no processo admissional ou mesmo em avaliação periódica e o profissional técnico responsável é o psicólogo. Conheça abaixo as Normas Regulamentadoras – NR de trabalho que avaliamos:

NR-11- Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais;

NR-20 – Segurança e Saúde no trabalho com Inflamáveis e Combustíveis;

NR-33 – Trabalho em Espaço Confinado;

NR-35 – Trabalho em Altura (acima de 2,0 cm do nível superior).

Assim, o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio das Normas Regulamentadoras preconiza que as empresas onde possuem atividades em ambientes adversos, devem submeter seus trabalhadores à avaliação psicossocial para a emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). Observando os riscos psicossociais e com base no PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional da empresa” (fonte: http://avaliacaopsicossocial.com/)

Siga as exigências do Ministério do Trabalho, solicite um orçamento: psicologa.tamiresalencar@gmail.com ou pelo whats. (88) 9 8846-3405 – Atendimento em Juazeiro do Norte – CE e Recife – PE.