AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DE APRENDIZAGEM

A avaliação psicológica do tipo aprendizagem, utiliza-se de recursos psicológicos para analisar o perfil da criança e do adolescente com problemas de aprendizagem, déficits, dificuldades de concentração ou mesmo transtornos de aprendizagem como: dislexia, discalculia e disgrafia, que impactam em seu rendimento escolar. Geralmente é encaminhada por instituições de ensino: escolas ou universidades.

De acordo com o DSM V (APA, 2014), a prevalência do transtorno específico de aprendizagem nos domínios acadêmicos da leitura, escrita e matemática é de 5 a 15% entre crianças em idade escolar.

O principal objetivo desse tipo de avaliação é oferecer melhor intervenção pedagógica ao aluno no contexto escolar, desenvolvimento de metodologias apropriadas, maior inclusão social e intervenções terapêuticas, a fim de proporcionar maior qualidade de vida a estes pacientes.

Sabe-se ainda, que os transtornos de aprendizagem podem ter comorbidade com transtornos do neurodesenvolvimento como: deficiência intelectual, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade – TDAH, transtorno do espectro autista – TEA e outros iniciados na infância. Estima-se que até cerca de 70% dos indivíduos com TEA (transtorno específico de aprendizagem) apresentem algum tipo de comorbidade.

Além desses realizamos a avaliação psicológica em crianças e adolescentes com hipóteses de superdotação/altas habilidades.

Agende conosco a anamnese de seu filho: tamiresalencar.psc.br/agendamento

_______________________________________________________________________________

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL/PROFISSIONAL

A avaliação Psicológica para Orientação Vocacional/Profissional é geralmente encaminhado por escolas, famílias ou solicitação própria; seu maior objetivo é auxiliar adolescentes, jovens ou profissionais a desenvolver seu autoconhecimento ou definir com maior precisão seu perfil profissional, a partir da submissão à testes vocacionais e outros métodos psicológicos, dando-lhe maior autonomia na construção de sua identidade profissional ou em tomadas de decisões como: ingresso ao nível superior, inserção ao mercado de trabalho, implantação de negócio, desenvolvimento de habilidades específicas ou mesmo mudança de carreira profissional.

Nossa metodologia inclui: atendimento psicológico, aplicação de testes psicológicos, orientação na elaboração do currículo, preparação para processos seletivos, avaliação de potencial, entrevistas e outras ferramentas.

Agende conosco a sua anamnese: tamiresalencar.psc.br/agendamento