Hoje, nosso conteúdo será diferente! Iremos entender melhor sobre #AvaliaçãoPsicossocialemMotoristas

O que é Avaliação Psicossocial?
É uma análise clínica pessoal e ocupacional feita em um profissional que já atua ou ainda irá trabalhar em funções que envolvem riscos, podendo levar o indivíduo a condições extremas e comprometer suas respostas cognitivas, emocionais e comportamentais.

Qual o procedimento da avaliação psicossocial?
Neste tipo de avaliação, inclui entrevistas de anamneses e aplicação de testes psicológicos específicos, que podem ser realizados individualmente ou em grupo, visando compreender os aspectos atitudinais e comportamentais do indivíduo e seu perfil psicológico. A bateria psicológica será elaborada a partir da finalidade da avaliação e do perfil do cargo executado, podendo incluir testes projetivos, psicométricos, escalas e inventários e varias entre 2 ou 4 sessões, com direito ao feedback dos resultados.

Qual a importância desta avaliação para as empresas?
A avaliação psicossocial possibilita às organizações adotarem medidas preventivas em relação à saúde mental dos profissionais e isto acaba diminuindo os riscos de acidentes no ambiente de trabalho e reduzindo os índices de absenteísmo e afastamentos gerados por transtornos mentais.

É obrigatório realizar a avaliação psicossocial em profissões de riscos?
A avaliação psicossocial passou a ser exigida pelo Ministério do Trabalho, através das Normas Regulamentadoras, para aqueles indivíduos que se candidatarem a trabalhos com atividades em espaço confinado ou em altura, cargas e descargas, combustíveis inflamáveis, entre outras funções de riscos.

Por quê, avaliar motoristas de cargas perigosas periodicamente?
Para cuidado da saúde mental e prevenção de adoecimento de doenças relacionadas ao contexto do trabalho, já que este tipo de profissão está vulnerável ao adoecimento psicológico, como: síndrome de burnout, síndrome do pânico, depressão, transtorno de ansiedade generalizada, entre outras, que quando não tratadas podem colocar em risco a vida do profissional, das pessoas no trânsito e da empresa. Desse modo, é importante ser realizado a avaliação periodicamente para que se algum fator negativo estiver em desenvolvimento, haja o tratamento adequado para estabilidade de seus sintomas.

O que é laudo psicossocial?
É o resultado deste tipo de avaliação, nele o solicitando e o avaliando encontrará a descrição de demanda, os procedimentos adotados, as análises e resultados e a conclusão, que geralmente inclui as orientações e encaminhamento, conforme a resolução nº 007/2003 do CFP (Conselho Federal de Psicologia).

Se os resultados forem negativos, o profissional fica impossibilitado ao trabalho?
Dependendo da atual condição emocional do profissional, ele poderá ser encaminhado para consultas médicas ou fazer acompanhamento psicoterapêutico e medicamentoso, em paralelo ao trabalho; mas em casos mais graves, sim, deverá ser afastados para tratamento, até que haja melhora em seus sintomas e tenha a condição psicológica estruturada para o exercício de atividades ocupacionais. É importante ressaltar aqui, que as doenças mentais é a 3º causa de afastamento do trabalho, segundo a previdência social (2014) -> confira link: http://www.previdencia.gov.br/…/saude-e-seguranca-do-traba…/

Se você tem dúvidas sobre avaliação psicossocial ou precisa de um laudo, entre em contato conosco, fale comigo!
(88) 3512-7615 / (88) 9 8846-3405 (whats) ou psicologa.tamiresalencar@gmail.com

Psicóloga Tamires Alencar de Souza (CRP 11/09543)

Esp. Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico

Terapeuta Cognitivo Comportamental em Formação

#LaudoPsicológico #LaudoPsicossocial #AvaliaçãoPsicológica #AvaliaçãoPsicossocial #FunçõesdeRiscos #NormasRegulamentadoras #Trabalho #Organização #MinistériodoTrabalho #SaúdeMental

Posts Relacionados

O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é muito comum na infância e, sobretudo na adolescência, pela simples razão de que na maioria das vezes inicia nessas faixas etárias, eventualmente muito cedo, antes mesmo dos dois anos de idade. Se o TOC pode ter um impacto profundo na vida de pessoas adultas e de sua família, esse impacto […]

A Psicologia da Educação Matemática, como campo de pesquisa propriamente dito, tem como data de destaque o ano de 1976, ano da criação do International Group of Psychology of Mathematics Education, dentro de um evento internacional de Educação Matemátia. Tal grupo nasceu com o objetivo de promover o intercâmbio científico e de pesquisas interdisciplinares, buscando […]